Tratamento dentário é muito mais que um procedimento estético ou apenas para melhorar o hálito de seu animal de estimação. Todos sabemos que saúde começa na boca e nossos pets não são diferentes. Dentes ruins resultam em complicações no coração, rins e muito mais, sem falar na dor permanente, que acaba comprometendo a mastigação.
A prevenção passa por uma alimentação saudável, escovação e petiscos que auxiliem no polimento, e especialmente através de avalição médica periódica. Não devemos buscar o atendimento médico veterinário apenas quando a situação está fora de controle, pois podemos evitar que seu nas pets cheguem ao ponto de extrair muitos dentes comprometidos.
O dentista veterinário é o profissional capacitado para fazer a profilaxia mais adequada para evitarmos a perda futura de dentes pela doença periodontal através da remoção de tártaro, fazer tratamento de canal para preservar dentes fraturados, fazer a extração de dente decíduo (dente de leite), diagnosticar e tratar patologias dentárias mais complexas. Os felinos sem apetite que apresentam lesão de reabsorção das raízes dos dentes apresentam muita dor, e é apenas um veterinário especializado, com recursos técnicos apropriados, que será capaz de diagnosticar e resolver de forma eficiente, um problema tão sério como esse. Portanto, não deixe de observar a boca de seu pet, e procure o Médico Veterinário para te orientar a melhor forma de prevenir, tratar e cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação.